A grama japonesa é uma gramínea de origem asiática região considerada sul da china que foi produzida e comercializada a partir do século XXI nas regiões tropicais da Ásia, Europa e América Latina. Faz parte do grupo de Zoyzia’s formado, entre outras, É a Zoysia que possui o mais lento crescimento da espécie.
Sendo como maioria das plantas ornamentais, também pertence à família poacea, tendo seu seu ciclo de vida perene um ciclo considerado Longo e sua divisão celular ocorre através de angiosperma, contendo como sua principal característica da grama japonesa é ser bem enraizada não obter alta resistência a pisoteio, sendo o motivo pelo qual é mais utilizada em locais com trafego pouco intenso, como jardins de acesso restrito a pessoas.
Tratando-se de um tipo de planta frágil a grama japonesa necessita de um solo rico em nutrientes, irrigações regulares e cuidados considerados especiais para ter um desenvolvimento ascendente e estável mantendo seus aspectos de crescimento constantes para uma aparência mais bonita.